A TV LCD e a Falta de Ética

Ética é um conjunto de valores ou princípios morais que definem aquilo que é certo ou errado para uma pessoa, sociedade ou organização. Ética, trata de uma observância não somente do bem estar individual, mas principalmente do bem estar das outras pessoas.

Ontem, o programa da Band CQC, exibiu uma situação que, infelizmente, é corriqueira no Brasil. Integrantes do programa colocaram um aparelho de GPS numa TV LCD e doaram à Secretaria Municipal de Educação de Barueri - cujo secretário, aliás, é irmão do prefeito -, mas o aparelho foi parar na casa de uma funcionária.

A reação de cada envolvido na falcatrua foi flagrada pelas câmeras do programa, e apesar de certa inquietação, não foi possível perceber qualquer tipo de constrangimento no semblante deles, seja o secretário da educação, seja a recepcionista da secretaria, a diretora da escola, a funcionária que estava de posse da TV, ou o tal “sintonizador”. A verdade é que hoje no Brasil a corrupção faz parte do poder público de forma intrínseca, afinal são tantos escândalos que tudo parece normal. A falta de ética se enraizou e não é mais exclusividade do alto escalão, pois se o grande pode o pequeno passa a pensar que pode também.

O que os repórteres Danilo Gentili e Rafinha Bastos fizeram ontem foi escancarar para todo brasileiro aquilo que já sabemos: é impossível para o cidadão de bem confiar nas pessoas que gerem ou fazem parte do poder público no Brasil. Tanto é que a “casinha” armada foi perfeita exatamente pelos repórteres já terem imaginado cada reação que aconteceria quando começassem a questionar o porquê da TV não estar na escola.

E não para por aí. O pior da noite foi a reação do prefeito da cidade - senhor Rubens Furlan - que, além de proibir a veiculação da matéria na última segunda-feira através de censura prévia, ainda desperdiçou seu direito de resposta atacando os integrantes do programa, chamando-os de “babacas sem talento” e referindo-se a Marcelo Tás como “careca babaca”. Meu caro prefeito, não adianta atacar o mensageiro, seu dever é simplesmente resolver o problema e cuidar para que não aconteça nunca mais. É pena que você queira se candidatar a vice-governador do Estado, em você muita gente já não irá votar.

Parabéns aos integrantes do CQC por mais essa prestação de serviço público ao povo brasileiro, que deve acordar para realidade e assumir de vez uma postura ética. Não podemos deixar a falta de caráter de nossos políticos influenciar toda a sociedade.

E para o prefeito Rubens Furlan - que conhecia somente três babacas do CQC – faço como fez o Danilo Gentili se apresentando como o quarto babaca: “Prazer, meu nome é Everton Senna e eu sou o quinto”.

1 comentários:

Nelson da Cunha disse...

Meu caro Senna:
Acho que nesse caso, o pessoal do CQC agiu com precisão para mostrar a insensibilidade no trato com a coisa pública. Mas essa questão de atirar pedras é uma situação que a própria Bíblia tem sua versão. Por exemplo: Neto, , Datena e Luciano do Valle cansam-se de tantas gafes, mas são poupados pelo pessoal do CQC. Digo então que antes de preocupar-se com a censura alheia, isso deveria tb se estender ao veiculo onde trabalham. No mais, assino embaixo.