Minha Casa, Minha Vida


O governo Lula matou dois coelhos com uma só paulada ao lançar o projeto Minha Casa, Minha Vida. Além de diminuir os efeitos da crise sobre o país, o cunho social do programa busca acertar o enorme déficit habitacional brasileiro.

O diferencial é que o programa está voltado à parcela da população chamada “baixa renda”, que é composta por famílias que realmente precisam de ajuda. Este auxílio não se limita às facilidades para financiamento, pois o subsídio governamental recai exatamente sobre o valor financiado, diminuindo assim juros, tarifas, quantidade de parcelas, etc.

Outro ponto positivo é que a caixa estará negociando diretamente com as construtoras privadas, ou seja, não haverá repasse de verba aos Estados e Municípios, que são encarregados apenas de compreender a demanda e facilitar os projetos das construtoras. Os tucanos José Serra e Gilberto Kassab já reclamaram disso - pois queriam usar o dinheiro federal para tocar seus CDHU’s - e ameaçam boicotar a participação de São Paulo no programa.
Porém, a decisão de não repassar a verba diminui, e muito, o risco de desvio de dinheiro e corrupções diversas.

A repercussão aqui em Itu é ótima. A prefeitura abriu inscrições - limite de cem inscrições por dia - para o cadastro das famílias com renda de 0 a 3 salários mínimos e o povo corre para garantir sua bocada (para conseguir lugar na fila tem que chegar de madrugada).

As construtoras, como a MRV, espalham panfletos pela cidade, indicando o bom negócio que é comprar seus apartamentos neste momento, principalmente para aqueles que ganham de 3 a 10 salários mínimos.

No ambiente de trabalho, não se fala em outra coisa. Um amigo que fez simulação antes do pacote, afirma que o valor mensal seria de R$ 580,00, enquanto que após o lançamento do programa, a mesma simulação saiu por R$ 380,00. Um belo desconto.

Eu não pretendo ficar fora dessa, afinal me encaixo nos requisitos do programa e adoraria ter meu próprio lar. Pretendo fazer a inscrição na prefeitura durante as férias e na medida em que as etapas do meu processo forem se sucedendo deixo registro aqui.

0 comentários: