TOP 10 - Álbuns que marcaram

Vi esse post no Tribos e Tributos e entrei na brincadeira. O intuito da lista não é eleger os melhores álbuns, e sim aqueles que marcaram a vida de quem os escutou.

No meu caso, cheguei ao Top 10 relacionando dois tipos de álbuns: aqueles que são reflexos de uma fase, uma espécie de marco, um símbolo de determinado período; e álbuns que de alguma forma modificaram a pessoa que sou, alterando gostos, opiniões ou despertando sentimentos latentes.

Foi ótimo fazer a lista e relembrar a época de cada um. Portanto segue minha lista, em ordem conscientemente aleatória, porém nunca se sabe quanto ao subconsciente:


Rosa de Saron – Angústia Suprema
O ano é 1998 e eu tenho 11 anos. Nesta época freqüentava a casa de um querido amigo – hoje distante - que me presenteou com uma fita K7 desta banda. O Rosa de Saron foi a primeira banda de rock que escutei, foi o primeiro show ao vivo que presenciei e foi uma grande influência à época, fazendo-me ingressar na igreja católica e nos grupos de jovem.



Eterna – Papyrus
A fita K7 mencionada acima deveria ter cerca de 60 minutos e meu amigo aproveitou o espaço que sobrou após a gravação de Angústia Suprema para incluir a música Mary’s Son da banda Eterna. Logo que pude emprestei o CD da banda que continha essa faixa e adorei. O Eterna me traz recordações parecidas com as do Rosa de Saron, afinal conheci as bandas na mesma época e através do mesmo núcleo de amigos. No entanto, Papyrus marca uma espécie de evolução, registrando minha entrada no mundo mais pesado do Rock. Algo que - em conjunto com letras em inglês, voz aguda e bateria de bumbo duplo - viriam a se tornar corriqueiros mais a frente.


Engenheiros do Hawaii – Surfando Karmas & DNA
Engenheiros do Hawaii é grande influência de um primo mais velho. Acho que desde pequeno ouço Gessinger e seus infiéis companheiros, mas o álbum que realmente fez parar meu mundo para ouvir os hawaianos foi Surfando Karmas & DNA. O grande trunfo deste álbum e desta formação é o som garageiro que fizeram, algo simples e certeiro, que somado às ótimas letras de HG criaram um disco gostosíssimo de se ouvir. Daí em diante, o ENGHAW se tornou uma de minhas bandas favoritas.


Guns N’ Roses – Live Era 87-93
Guns N’ Roses foi a grande influência da minha adolescência. Passei horas, dias e noites ouvindo os agudos de Axl Rose e lembro-me perfeitamente que tudo começou com dois CD’s piratas do álbum duplo Live Era 87-93. As performances ao vivo desses registros são ótimas, pois não se trata de um único show e sim um compilado de vários deles. Algum tempo depois juntei minha mesada pra comprar o álbum original, porque esse valeu a pena.


Iron Maiden – The Number of the Beast
Esse foi o primeiro CD original que comprei na minha vida. Rodou horas no meu aparelho, acho que por muito tempo foi o álbum que mais escutei (talvez ainda seja). Bruce estréia nesse disco, mas parece que ele está na banda desde a formação, tamanho o sincronismo que sai das caixas de som. Todas as faixas são ótimas, o disco é coeso e o clima meio satânico da capa pode ser sentido em cada acorde do álbum. Esse álbum marca minha transição para o metal - ainda que de forma tímida - e para o lado negro da força (rs).


Angra – Angels Cry
Esse disco estava no mesmo porta CD’s do Surfando Karmas & DNA na casa do meu primo. Eu vinha escutando bastante Iron Maiden, já tinha ouvido falar num tal de André Mattos que quase havia sido vocalista do Iron, e resolvi botar o bichinho pra rodar. De cara, travei na faixa Hutering Heights e fiquei um tempão ouvindo-a, até que na seqüência fui descobrir o grande álbum que estava em minhas mãos. Aqui nascia uma pontinha de gosto por metal melódico.


Edguy – Theater of Salvation
Até hoje me lembro do dia em que ouvi esse álbum pela primeira vez. Na época estava fissurado em Guns N’ Roses e Iron Maiden e um amigo que já estava descambando pro metal resolveu me levar junto. Estávamos na sala da sua casa e ele colocou Running Wild pra tocar, eu não gostei e blasfemei contra a banda (logo após ouviria muito o álbum em questão – Black Hand Inn). Mas meu amigo não desistiu e colocou o Theater of Salvation pra rodar e eu quase tive um orgasmo. Ele me emprestou o CD no mesmo dia, eu fiz uma cópia e esse é o marco definitivo da minha entrada no mundo do metal. Edguy me influenciou demais, me levou a um novo mundo, me deu um estilo de vida lá pelos 16 anos. Ouvi todos os álbuns deles até o Rocket Ride e inclusive fui ao show da turnê do Hellfire Club, último grande disco do quinteto. Espero que Tobias volte a um estilo mais pesado e o Edguy ressurja das cinzas.


Capital Inicial – Rosas e Vinho Tinto
Este álbum marcou muito mais pelo contexto do que pela qualidade em si, apesar de não ser exatamente ruim. Eu havia terminado meu primeiro namoro e ainda estava sentido, quando resolvi dar uma caminhada. Coloquei o Disc Man na mochila e sai sem rumo ouvindo o som da banda. A sonoridade e as letras combinaram perfeitamente com o contexto da época e a banda exorcizou todos os demônios que habitavam minha cabeça.


Coldplay – A Rush Of Blood to the Head
Ah Coldplay! Esse álbum é perfeito e já retrata uma fase mais atual, quando deixei o som pesado de lado e passei a focar mais em qualidade e feeling. Neste álbum constam os maiores sucessos da banda, dentre eles “The Scientist” que é uma de minhas músicas preferidas. A partir deste álbum ampliei meu horizonte musical e direcionei meus ouvidos ao Pop Rock, Indie e Rock Alternativo.


Weezer – Make Believe
Este é o ano de 2007, estou começando cargo novo na empresa, iniciando a faculdade, conhecendo gente nova e vivenciando novas situações. Navegando na internet acho este álbum por R$ 15,90. Apesar de ainda não ter ouvido Weezer, tinha boas referências e, não sei bem como, uma força estranha tomou conta de mim e me fez comprar o CD em questão, sem nunca ter ouvido a banda. Após alguns dias o correio entregou, ouvi Beverly Hills com um pé atrás, mas me entreguei à Perfect Situation (ainda mais quando vi o clipe com a Elisha Cuthbert) e as demais faixas (inclusive a Beverly Hills). A partir de então corri atrás do Blue Álbum, Pinkertron, etc. e o Weezer tornou-se uma de minhas bandas favoritas.

0 comentários: