Caro x Raro

Texto retirado de Pilula Vermelha

Para quem acompanha o site, ou já estudou economia básica é claro o significado de “oferta e procura” (quanto mais houver algo menor será o seu valor).
A areia da praia é algo completamente abundante, portanto seu valor é baixo, igualmente é a água do mar. Porém nos últimos anos a água potável tornou-se relativamente escassa, fazendo com que seu preço em alguns lugares sejam comercializadas com preços maiores comparados ao petróleo. Em outras palavras é lucrativo que os produtos sejam escassos.

O importante é que convencer o consumidor que o produto está em falta, ou que é um produto especial por ser raro, deste modo poderá cobrar mais por este produto.
Bernard Liataer, designer do sistema monetário americano tratou o assunto da seguinte forma:

“ A ganância e a competição não são resultados de um temperamento humano imutável... a ambição e o medo da escassez estão de fato sendo continuamente criados e ampliados como resultados diretos do tipo de moeda que estamos usando... Nós podemos produzir mais do que o bastante para alimentar todos... mas é evidente que não existe dinheiro suficiente para pagar por tudo isso. A escassez está em nossas moedas nacionais. Na realidade, o papel do banco central é criar e manter a escassez monetária. A conseqüência direta é que temos de lutar uns com os outros para sobrevivermos.”

Todos os tipos de malefícios que possam ser estimulados através do dinheiro serão usados como forma de obtenção de lucro. Se é possível lucrar através da escassez gerada pela poluição ambiental, é criada um incentivo à indiferença ambiental.

Para o Sistema, é mais importante manter uma espécie rara e vendê-la a um custo alto. do que comercializar um produto abundante a um preço mixe. Assim os problemas realmente importantes serão deixados de lado até uma situação descontrolada, que enquanto não afetarem os negócios ou tornarem a ser lucrativos, ficarão fora de pauta eternamente.
A escassez aumenta a motivação para competição, gerando tribalismo antiético e primitivo com cada um por si, produzindo estresse humano, conflitos e enfermidades.

Autor: André Zanardo

0 comentários: