Last FM no Android



Eu gosto muito da Last FM porque eu sou maníaco por tabulações e controle. Minha vida mudou desde que descobri o Scrobbling – o belo serviço que computa todas as músicas que ouço.

Há algumas semanas os únicos periféricos que faziam scrobbling pra mim eram meu PC e meu Netbook. Muitas das músicas que eu ouvia no MP3 (daqueles genéricos da China) não eram computadas e isso me incomodava bastante, afinal tratava-se de uma distorção da realidade.

Quando precisei trocar de celular, pesquisei por muito tempo opções que me dessem a tão famosa convergência digital e que, conseqüentemente, fizessem scrobbling das músicas ouvidas. Não encontrei muito material – em português principalmente – exceto sobre os smartphones da Nokia (dotados do Symbian) que pareciam ser os únicos que realizavam tal tarefa, além do inviável Iphone.

Por fim, optei por comprar o Motorola Flip Out, acreditando que o Motoblur (serviço da Motorola que converge informações das redes sociais Twitter, Facebook, Orkut e Last FM) faria a tão sonhada tarefa. Ledo engano, o Motoblur faz comunicação unilateral com aradio, ou seja. apenas recebe informações, sem enviar nem um tipo de dado.

E lá se vai mais pesquisa, desta vez tendo como base o sistema operacional do celular, o Android. Achei no Android Market um aplicativo oficial da Last FM, que segundo discussões nas comunidades internéticas, fazia scrobbling perfeitamente. Instalei-o todo feliz, cheio de expectativa, porém novamente não funfou.

A falta de um tutorial para alguém atrasado tecnologicamente como eu (meu outro celular era um V3) me irritava a cada dia, mas num momento iluminado, eis que descobri o porque o app oficial baixado no Market não estava funcionado. O problema era o player nativo do meu celular (Music +), que não era compatível com o Scrobbler Droid. Baixou baixar um novo player e tchá-nan.... wholááá... F-U-N-C-I-O-N-O-U.

Portanto segue passo a passo pra funfar o Scrobbler do Last FM no seu Android.

1) Baixe o aplicativo da Last FM no Android Market;
2) Entre no app da Last FM e insira os dados da sua conta;
3) Baixe um player compatível – no meu caso estou usando o Meridian, apesar de não estar totalmente satisfeito com ele;
4) Entre nas configurações do player e habilite a opção do Scrobbler Droid;
5) Finish Him. Agora seu celular faz scrobbling, inclusive off-line (com armazenamento em cache e envio de dados quando online).

7 comentários:

Vanessa Souza disse...

Que interessante...não conhecia!
Beijos

Unknown disse...

EU AMEI ESSE TUTORIAL !! Embora eu nao tenho o FlipOut , eu ando pesquisando sobre um celular que faça Scrobbling,porem nao achei NADA até que o Sr. Google me mandou para esse site aqui. Obrigado pelo tutorial, e quando eu tiver o meu,vou vim aqui correndo configura-lo ;)

Unknown disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Unknown disse...

Eu também andei pesquisando bastante sobre isso.

Vou trocar de celular dentro de algum tempo (espero) e tô querendo um com android ou iphone.

Guia muito bom. vou postar o resultado assim que comprar o celular. =D

Nai Moraes disse...

Me salvou! :D
Eu tava quebrando a cabeça aqui com o Music +..

Ana disse...

Nossa, você me ajudou muito! Pq tenho um motorola mb502 e o player dele tbm é o music+, eu já tava ficando frustrada por não conseguir fazer o scrobble... Mas tinha baixado o double twist e ele começou a fazer o scrobble perfeitamente... Acho uma pena o music+ não ser compatível, pois acho ele muito bom...

Unknown disse...

Cheguei um pouco atrasada nesse blog (talvez uns 2 anos), mas foi o que resolveu meu problema! Muito obrigada pelo tutorial. De fato, não tem nenhum tutorial que explique a necessidade de um player que suporte o scrobbler, e até gostei desse player que você sugeriu, pois tem até equalizador, coisa que o player oficial do Android não tem. Muito obrigada mesmo!