O que tem te deixado preocupado/incomodado?


1. Falta de dinheiro
2. Trabalho
3. Faculdade
4. Falta de tempo
5. Falta de atividade física
6. Falta de repouso

Numa pessoa que vive como eu, trabalho e faculdade representam grande parte da rotina. Desconsiderando 6h diárias de sono, 12h das 18h disponíveis no meu dia são utilizadas para estas tarefas, e aposto que com muita gente é assim. E quando de repente você percebe que não está feliz em nenhuma dessas atividades. É assustador saber que 65% do seu dia está comprometido com tarefas que não lhe trazem felicidade.

Então uma cadeia começa a ser processada. Atividades desconfortáveis causam desânimo, que com o tempo tornam-se âncoras para o astral e quando se vê, o estado de espírito está lá em baixo.

O resultado disso é a busca incessante por felicidade instantânea nos 35% de tempo disponível que restam. Gasta-se esse tempo na balada, na internet, no vídeo-game, assistindo TV, na casa de amigos, enchendo a cara, ou seja, em atividades até importantes, mas pouco produtivas (que invadem tempo destinado a família, a espiritualidade, às atividades físicas, a alimentação saudável, etc). Algumas vezes, chega-se até a invadir as 6h destinadas ao sono, prejudicando ainda mais o escasso tempo que temos para recarregar as baterias do nosso corpo.

Nesse cenário a única saída para encontrar a felicidade é encarar as atividades desconfortáveis de frente e transformá-las em tarefas agradáveis. Como fazer isso:

1- Entender as razões pelas quais me dedico àquela tarefa. Ex: o trabalho é importante para me sustentar, para que eu possa atingir meus objetivos pessoais. A faculdade existe para melhorar o meu conhecimento e é um meio de conseguir melhores condições de trabalho, etc.

2- Dedicar-se integralmente a tarefa que será realizada. Muitas vezes fazemos corpo mole e não nos comprometemos com as nossas tarefas: vamos ao trabalho e fazemos o mínimo, entramos na segunda aula da faculdade e pegamos a explicação do professor pela metade, etc. Quando você não se compromete com a tarefa ela parece ser menos importante do que é, e um sentimento de parcialidade toma conta da gente, de repente você não sabe mais o que está fazendo ali e nada daquilo parece ter alguma importância.

3- Lutar para eliminar o que incomoda – se no trabalho há uma tarefa que incomoda, se o incentivo ($) é pouco comparado às responsabilidades, se na faculdade tem uma aula em que você não entende nada, lute para melhorar essas condições. Exija seus direitos da mesma forma que exigem os deveres de você. O diálogo é sempre o melhor caminho, busque conversar com o chefe e o professor para transformar esses incômodos em motivação para seguir em frente.

4- Evite empurrar prazos, atividades ou problemas com a barriga, pois isso só aumenta a dificuldade em resolver cada uma das tarefas.


É difícil virar o jogo nessas situações, mas com muita força de vontade é possível. Eu me comprometo a tentar!!!

1 comentários:

Ágda Santos disse...

Minha lista ultrapassa seus cinco itens, mas graças a minha (as vezes) maravilhosa capacidade de alienação, vou levando a vida.

Boa sorte aê =D